Em matéria publicada pela revista Reciclamais, Rodrigo Reis, diretor comercial da Reis Office, conta um pouco sobre as tendências do mercado de impressão para 2020. Para acessar a revista completa clique no link do final do post.
Diferentemente do que muitos pensam, o mercado de impressões não acabou com a constante digitalização nos últimos anos. Pelo contrário: não apenas segue importante como também se transformou em importante apoio estratégico para o crescimento do negócio. Saber lidar com essa área na empresa reduz significativamente as despesas e aumenta a capacidade operacional da companhia. Contudo, trata-se de um setor que está em constante evolução e, para atingir os objetivos esperados, é essencial dar atenção às tendências esperadas para os próximos anos. Confira 5 tendências aguardadas para 2020:
1 – Aumento na proteção de segurança da informação
A preocupação com a segurança dos dados de uma empresa aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas as políticas de proteção raramente englobam impressoras. Entretanto, esse cenário vai mudar a partir do próximo ano. A lógica é simples: documentos impressos carregam, na maioria dos casos, informações confidenciais que embasam a tomada de decisão dos líderes. Logo, como a maioria dessas máquinas possuem conexão sem fios, também são passíveis de ataques cibernéticos e, dessa forma, precisam de proteção.
2 – Ofertas de serviços cada vez mais personalizados
A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de projetos personalizados de impressão para as corporações, diminuindo os custos e aumentando a produtividade. Essa tendência segue em alta para 2020 por meio do outsourcing, isto é, da parceria com empresas especializadas na área que fazem toda a gestão de impressão e gestão de documentos. Uma opção também crescente nesse sentido é a inclusão de novos serviços de acordo com o segmento dos clientes.
3 – Impulsos na transformação digital
Pode parecer estranho, mas as impressões podem ser importantes aliadas de uma empresa na implementação da transformação digital. A digitalização de processos é um caminho irreversível no ambiente corporativo e, dessa forma, é necessário ter uma política clara e bem planejada para a impressão de documentos. É necessário saber quais arquivos podem ser digitalizados e armazenados na nuvem e quais devem ser impressos para serem compartilhados em apresentações e reuniões. Isso reduz custos e evita desperdícios.
4 – Internet das coisas
O conceito de internet das coisas em si não é nenhuma tendência: está presente no ambiente corporativo há, pelo menos, cinco anos. Mas sua utilização voltada para as máquinas de impressão deve se acentuar a partir de 2020, permitindo que mais ferramentas possam se conectar e “solicitar” impressões, como smartphones e wearables (acessórios com conexão, como relógios e pulseiras). Isso traz mais dinamismo e uma nova estratégia de impressão dentro da empresa.
5 – Utilização sustentável dos recursos
O mercado de impressão é um dos setores mais impactados com a sustentabilidade e utilização responsável dos recursos naturais. Afinal, a principal matéria-prima consiste em folhas de papel feitas a partir de árvores. Essa tendência já está no setor há algum tempo, mas em 2020 se torna estratégica. Empresas de todos os tamanhos precisam adotar políticas sustentáveis claras sobre a utilização dos recursos, reduzindo o impacto ambiental de sua operação.