O que esperar do mercado de impressão em 2020? Confira 5 tendências

5 tendências do mercado de impressão


Em matéria publicada pela revista Reciclamais, Rodrigo Reis, diretor comercial da Reis Office, conta um pouco sobre as tendências do mercado de impressão para 2020. Para acessar a revista completa clique no link do final do post.

Diferentemente do que muitos pensam, o mercado de impressões não acabou com a constante digitalização nos últimos anos. Pelo contrário: não apenas segue importante como também se transformou em importante apoio estratégico para o crescimento do negócio. Saber lidar com essa área na empresa reduz significativamente as despesas e aumenta a capacidade operacional da companhia. Contudo, trata-se de um setor que está em constante evolução e, para atingir os objetivos esperados, é essencial dar atenção às tendências esperadas para os próximos anos. Confira 5 tendências aguardadas para 2020:

1 – Aumento na proteção de segurança da informação

A preocupação com a segurança dos dados de uma empresa aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas as políticas de proteção raramente englobam impressoras. Entretanto, esse cenário vai mudar a partir do próximo ano. A lógica é simples: documentos impressos carregam, na maioria dos casos, informações confidenciais que embasam a tomada de decisão dos líderes. Logo, como a maioria dessas máquinas possuem conexão sem fios, também são passíveis de ataques cibernéticos e, dessa forma, precisam de proteção.

2 – Ofertas de serviços cada vez mais personalizados

A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de projetos personalizados de impressão para as corporações, diminuindo os custos e aumentando a produtividade. Essa tendência segue em alta para 2020 por meio do outsourcing, isto é, da parceria com empresas especializadas na área que fazem toda a gestão de impressão e gestão de documentos. Uma opção também crescente nesse sentido é a inclusão de novos serviços de acordo com o segmento dos clientes.

3 – Impulsos na transformação digital

Pode parecer estranho, mas as impressões podem ser importantes aliadas de uma empresa na implementação da transformação digital. A digitalização de processos é um caminho irreversível no ambiente corporativo e, dessa forma, é necessário ter uma política clara e bem planejada para a impressão de documentos. É necessário saber quais arquivos podem ser digitalizados e armazenados na nuvem e quais devem ser impressos para serem compartilhados em apresentações e reuniões. Isso reduz custos e evita desperdícios.

4 – Internet das coisas

O conceito de internet das coisas em si não é nenhuma tendência: está presente no ambiente corporativo há, pelo menos, cinco anos. Mas sua utilização voltada para as máquinas de impressão deve se acentuar a partir de 2020, permitindo que mais ferramentas possam se conectar e “solicitar” impressões, como smartphones e wearables (acessórios com conexão, como relógios e pulseiras). Isso traz mais dinamismo e uma nova estratégia de impressão dentro da empresa.

5 – Utilização sustentável dos recursos

O mercado de impressão é um dos setores mais impactados com a sustentabilidade e utilização responsável dos recursos naturais. Afinal, a principal matéria-prima consiste em folhas de papel feitas a partir de árvores. Essa tendência já está no setor há algum tempo, mas em 2020 se torna estratégica. Empresas de todos os tamanhos precisam adotar políticas sustentáveis claras sobre a utilização dos recursos, reduzindo o impacto ambiental de sua operação.

Clique aqui para ver a matéria na revista Recicla Mais

Compartilhar

Deixe uma resposta