Como escolher a impressora certa para minha empresa?

Como escolher a impressora certa para sua empresa


Quem nunca comprou um produto com inúmeras funções e acabou utilizando apenas uma ou outra, por não saber exatamente para o que servia? Ou então acabou se frustrando ao perceber que o produto não tinha a função que você tanto precisava?

Com equipamentos de impressão funciona da mesma forma, e escolher o certo para sua empresa irá depender de uma série de fatores. Você precisa de uma impressora com wi-fi, impressora térmica… qual característica é importante?

Nesse post daremos algumas dicas e mostraremos especificações de alguns equipamentos para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Equipamentos de impressão podem não parecer mas são fundamentais em uma empresa dependendo do seu segmento de atuação, como por exemplo uma gráfica ou uma empresa de transportes onde esses equipamentos irão determinar a produtividade de seu negócio.

Mas como determinar o que pode ou não fazer diferença na hora de comprar uma impressora ou multifuncional?

Primeiramente devemos analisar o tipo de impressão que utilizamos, e depois os prós e contras de cada equipamento. Veja abaixo alguns deles e para o que são indicados.

Impressora/Multifuncionais monocromática Laser: Se você utiliza somente impressão P&B (preto e branco), uma boa pedida seria esse equipamento. As impressoras possuem uma boa qualidade de impressão e cartuchos de toner que imprimem de 1.000 a 12.000 páginas por troca de cartucho, o que torna ela muito mais econômica que uma jato de tinta.

Já as multifuncionais, possuem “mais de uma função” como cópia, digitalização e fax. Além disso, algumas multifuncionais possuem impressão frente e verso automático e a possibilidade de embarcar diversas soluções de impressão, e ainda, a possibilidade de tirar cópia ou digitalizar documentos em uma única passagem.

– (clique para saber mais sobre soluções de impressão).

Impressora/Multifuncional jato de tinta colorida: Diferente de épocas atrás, ter uma impressora jato de tinta ficou muito mais barato. Atualmente alguns modelos de impressoras jato de tinta possuem o sistema tanque de tinta, e isso às deixam com um rendimento muito superior as convencionais com cartucho.

Esses equipamentos são indicados para quem necessita de qualidade para impressão fotográfica ou impressão colorida em baixa escala. Apesar de ter aumentado consideravelmente o rendimento com a vinda de equipamentos tanque de tinta, para você que imprimi muitos documentos coloridos, existem outras opções.

Impressora/multifuncionais laser color: Estes equipamentos são para empresas que imprimem em grande quantidade e necessitam de qualidade superior as de uma impressora ou multifuncional jato de tinta.

Os equipamentos com processo de impressão a Laser, possuem um tempo de impressão menor com relação aos de jato de tinta, e isso também é fator relevante para uma empresa que imprimem diversos documentos diariamente.

Além disso seus cartuchos de toner possuem um rendimento muito superior aos cartuchos jato de tinta.

Impressora de grandes formatos: As impressoras de grande formato ou Plotters são muito utilizadas em escritórios de engenharia, arquitetura e agências de comunicação ou em empresas que possuem a necessidade de imprimir cartazes maiores que o A3, como por exemplo um supermercado ou birô de fotografia.

– Saiba mais sobre impressões de grandes formatos

Vale lembrar que todos esses equipamentos possuem suas particularidades dependendo do modelo, alguns são indicados para uma certa gramatura de papel, outros dispõem de impressões em tamanho A3 e etc. Tudo vai depender da sua necessidade.

Por isso, indicamos falar sempre com um especialista para tirar todas as dúvidas e não correr o risco de comprar equipamentos que não irão atender as suas expectativas.

Gostou deste post? Deixe seu comentário, diga para nós o que gostaria de ver por aqui.


Compartilhar

Deixe uma resposta