Diante do crescente mercado de outsourcing de impressão, pequenas e médias empresas viram a oportunidade de migrar para esse segmento. A procura alavancou a oferta de serviços, fazendo com o que os preços caíssem até sete vezes em uma década, além de desencadear uma reação dos fabricantes, que passaram a oferecer equipamentos mais robustos, velozes e econômicos para crescer em um mercado em que o preço vem caindo.
Com todos os fabricantes seguindo a mesma lógica os preços por página impressa ficaram muito baratos. Para se ter uma ideia, há dez anos, um equipamento era alugado com taxa fixa e mais a página produzida – em preto e branco – por R$ 0,10. Hoje, encontram-se impressoras com taxa fixa mais página produzida por R$ 0,018. Com toda esta pressão por preços, agravada pela grande concorrência, sem margem para redução nos valores e com a carência por novidades, os fabricantes e desenvolvedores de softwares começaram a embarcar soluções nos equipamentos para gerar mais valor ao serviço.
Uma delas é a impressão na nuvem, que permite buscar documentos da empresa e gerenciar suas impressões. Basta ao usuário introduzir uma senha ou encostar um cartão com chip RFID no leitor colocado junto ao equipamento, para autorizar e controlar a impressão por usuário ou limite de páginas. Outra alternativa que chega com força ao mercado é o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) integrado, que define um fluxo de trabalho automatizado para qualquer departamento da empresa, que cria um repositório para consulta dos documentos digitalizados e realiza impressões quando necessário.
Integrar tecnologias e soluções aos serviços é uma forma de se destacar da concorrência no outsourcing de impressão e evitar uma redução drástica das margens de lucro.
Sobre Rodrigo Reis: Rodrigo Reis é diretor comercial e sócio da Reis Office, empresa especializada em soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos. Ver mais artigos deste autor.
Fonte: https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/como-se-destacar-da-concorrencia-com-novas-tecnologias-no-outsourcing-de-impressao