Precisa
de condições melhores? Veja nove dicas para a revenda negociar com seus
fornecedores
Negociações entre fornecedores e revendedores devem ser bem construídas e estruturadas para o sucesso de um negócio, especialmente no mercado com margens tão apertadas, como o de distribuição de TI. Esse é um fator de grande importância para a prosperidade dos estabelecimentos, pois o caminho de aquisição de mercadorias, preços competitivos, prazos de pagamento e entrega influenciam na gestão do estoque e lucro da empresa. É muito importante uma negociação seja satisfatória para distribuidor e revendedor, e a empatia é, sem dúvida, um ingrediente essencial nessa relação.
Confira
nove dicas para as revendas que precisam de melhores condições de pagamento,
treinamento e outras vantagens para ajudar a alavancar as vendas:
1.
Pesquise e peça orientações
Antes
de tudo, pesquise sobre o produto e busque alternativas parecidas que existem
no mercado. Desconhecer informações sobre o item desejado é uma desvantagem,
portanto solicite materiais explicativos e vídeos para seu distribuidor.
Analise valores e condições como frente e prazo de entrega.
2.
Saiba o que você quer (e precisa)
É
importante chegar em uma negociação sabendo o que quer e até onde pode ir. O
empresário deve saber os seus limites – seja para preço ou para prazos. Se não
tiver certeza do número de produtos que vai comprar, até quanto pode pagar, o
prazo de entrega etc., o negociador fica sem argumentos. Quando se sabe até
onde é possível ir, diminui-se a probabilidade de arrependimentos depois do
negócio fechado.
3.
Investigue no que ele pode te ajudar
Seu
distribuidor pode te ajudar, principalmente, com orientações fiscais: estado de
armazenamento e forma de tributação de alguns produtos podem influenciar no
valor dos impostos pagos, no final das contas.
4.
Solicite suporte técnico
Descubra
se existe algum suporte para dúvidas técnicas em caso de dificuldades, assim é
possível evitar a contratação de um especialista para problemas pontuais, o que
acaba saindo mais caro. Portanto, a opção por um fornecedor com suporte e/ou
treinamentos pode gerar uma economia relevante.
5.
Avalie diferentes modelos de negócio
Alguns
distribuidores trabalham com venda direta. Isso significa que nem sempre é
necessário comprar o produto e tê-lo em estoque. É possível ter apenas um
catálogo de produtos e, diante da decisão de compra do cliente, intermediar a
venda e ganhar uma comissão – o que deverá otimizar o seu fluxo de caixa.
6.
Use o estoque de seu distribuidor a seu favor
Fazer
algumas compras programadas por mês (duas ou três) com seu fornecedor pode
ajudar a otimizar o espaço de armazenamento e prazos de pagamento, o que vai
deixar sua empresa mais saudável financeiramente.
7.
Compre produtos em promoção
Peça
para o seu fornecedor te enviar regularmente os produtos em promoção. É comum
mercadorias entrarem em liquidação por motivos diversos e, acostumado a comprar
sempre os mesmos produtos, as mercadorias mais baratas acabam sendo deixadas de
lado pelos compradores.
8.
Compre em grande quantidade
É
uma excelente estratégia de negociação para aquele produto que você sabe que
tem boa saída, pois pode conseguir preços especiais. Apesar de ser uma outra
estratégia para conseguir um desconto na transação, é bom planejar bem e
analisar estrutura de estoque.
9.
Pague à vista
Se
tiver certeza da saída do produto, pague à vista. É possível conseguir
descontos interessantes com fornecedores nesses casos.
O
importante é entender que os fornecedores estão cada dia mais parceiros dos
clientes. A tendência é valorizar fregueses fieis e esse ambiente oferece maior
abertura para negociações e apoios - não apenas financeiros - que podem ajudar
muito a sua empresa ter mais lucratividade.
*Júlio
Miranda, responsável pelo marketing da Reis Office, empresa de soluções completas para
impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos